Senado da UL


A Profª Maria Cristina Sarmento foi a primeira interveniente. Elencou muitos aspetos a corrigir na governance da UL, o que bipolarizou a audiência. Questionada sobre a necessidade de se alterar o regimento do Senado, não foi contra. Questionada sobre se aceitaria definir um objetivo de ranking da UL, a atingir num prazo de 4 anos, disse, claramente, que não o faria. Em reação, um dos Senadores disse que não deveria ter medo de definir, claramente, objetivos.

O Prof. Luís Ferreira foi o segundo interveniente. Elencou as medidas que no seu entender foram as mais positivas e para as que ainda não deram os resultados esperados a resposta foi, invariavelmente, “estamos a trabalhar nisso”. Questionado sobre a necessidade de alterações ao regimento do Senado disse não ver necessidade. No entanto, na parte final da intervenção afirmou que o Senado deveria ter maior capacidade de intervenção, contradizendo o que antes tinha dito. Não sabia que as atas do Senado não eram públicas.


Ordem de trabalhos: Audição dos candidatos ao cargo de Reitor da UL, Professor Doutor Luís Manuel dos Anjos Ferreira e Professora Doutora Maria Cristina Montalvão Marques Sarmento.

Programas de ação e respetivos currículos podem encontrar-se em https://www.ulisboa.pt/info/eleicoes-para-reitor-da-universidade-de-lisboa-2025


Promover a participação ativa de docentes e investigadores em todas as decisões transformativas. 

Implementar eleições diretas para os representantes máximos da Universidade.

Criar sinergias colaborativas entre as Escolas da Universidade de Lisboa, através de projetos conjuntos e partilha de recursos.

Garantir que todas as decisões sejam amplamente fundamentadas e documentadas.

Publicar todas as atas do Senado de forma célere e acessível.

Equilibrar a autonomia académica com a responsabilidade social, promovendo a ciência, a tecnologia, as artes e as humanidades.

Defender uma Universidade de utilidade pública, geradora de progresso e inovação e simultaneamente, Hub de conhecimento e formação rejeitando uma competitividade e lógica estritamente transacional no meio académico.

Defender espaços (interiores e exteriores) condignos nos quais os Docentes e Investigadores levam a cabo as suas atividades e financiamento adequado.

Valorizar docentes e investigadores com base em critérios claros de contribuição para a comunidade académica e para a Sociedade.

Implementar políticas de reconhecimento e valorização do mérito e do impacto do trabalho realizado.

Implementar políticas de responsabilização académica.

Fomentar um ambiente onde todos os membros da comunidade universitária se sintam motivados e capacitados para contribuir para a construção de uma instituição que cumpra melhor a sua missão.

Desenvolver iniciativas que incentivem a participação ativa de estudantes, funcionários, docentes e investigadores na governação e nas atividades da Universidade e na Sociedade.

Promover um diálogo aberto e inclusivo com diferentes comunidades e públicos acerca do trabalho desenvolvido pela Universidade.

Ao adotar estas medidas, a Universidade de Lisboa poderá fortalecer a sua missão, promover um ambiente académico mais justo e transparente e aumentar o seu impacto positivo na Sociedade.


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